Pular para o conteúdo principal

Palestrantes "espíritas", que pregam a aceitação do sofrimento por outrem, vivem boa vida

Os chamados palestrantes "espíritas", alguns deles também "médiuns" - o caso de Divaldo Franco é notório - , sempre vivem apelando para os outros aceitarem o sofrimento, se resignarem com piores perdas, desgraças e prejuízos, pedindo para que se ore em silêncio, sem reclamar e sem denunciar o próprio sofrimento para outras pessoas, nem mesmo os familiares.

Esse "holocausto do bem" defendido pelo "espiritismo" brasileiro, que apoiou o golpe político de 2016, confirma que a doutrina que rasgou os ensinamentos originais trazidos pelo pedagogo Allan Kardec, embora este seja alvo de persistente bajulação, está voltada para a Teologia do Sofrimento, corrente medieval da Igreja Católica. Sabe-se que, se o "espiritismo" brasileiro recuperou bases de alguma coisa, essas bases não foram os postulados espíritas originais, mas o Catolicismo medieval que foi introduzido pelos jesuítas no Brasil colonial.

As pessoas vão dormir tranquilas diante desses apelos que julgam de "contundente sabedoria" e "surpreendente bondade". Não percebem a crueldade terrível desses apelos de "sofrer em silêncio", "não reclamar, mas orar, de preferência, calado" e "não mostrar os sofrimentos para os outros". Iludidas pelo mel das palavras dos palestrantes "espíritas", que escondem venenos mortais aqui e ali, as pessoas também não perguntam se os "espíritas" realmente sabem o que é sofrimento.

Para o "espírita", pouco importa se uma parcela de brasileiros vive no desemprego insuperável, que muitos moram nas calçadas sem saber se estarão vivos no próximo amanhecer, sem higiene e prostrados em situação degradante. Os "espíritas" acham que esses sofredores são "felizes" ou "deveriam se sentir felizes, pois Deus olha para eles", e ainda têm o cinismo de apenas oferecer doações paliativas, como mantimentos, roupas e cobertores, não raro alimentos não-perecíveis de baixa qualidade e roupas usadas que possuem alguma mancha ou alguma parte rasgada.

Será que os "espíritas" não sofrem? Os palestrantes que pregam o sofrimento para outrem vivem na boa vida. Seu emprego é comercializar umas palavrinhas dóceis através de livros e palestras, aparecendo em colunas sociais e realizando eventos em lugares chiques e caríssimos, posando para fotos ao lado de aristocratas e pessoas de elevado status social, se hospedando nos melhores hotéis, tomando para si uma boa remuneração que inventam ser "100% para a caridade".

Cem por cento para a caridade? Como, assim? O palestrante "espírita" se alimenta de luz? A arrogância com que, certa vez, uma banda musical que se apresentou no Campo de São Bento, em Niterói, declarou que a renda de seu CD seria "cem por cento para as obras assistenciais" de uma instituição com o nome de Chico Xavier, é notória. Mas também não é menos arrogante haver gente de falsa modéstia como Alamar Régis Carvalho, que "não vê problema em ganhar dinheiro com o espiritismo, desde que honesto (sic)", porque isso não humaniza os "espíritas".

Sabe-se que muito da "caridade espírita" vai para os bolsos de seus palestrantes, da renda das instituições envolvidas, de estabelecimentos comerciais relacionados etc. Enquanto sofredores são "convidados" e "aconselhados" a abrir mão dos desejos e necessidades mais humanos - mesmo aqueles que trariam evolução espiritual - , os palestrantes acham que "sofrem" dedicando horas a escrever livrinhos tolos de auto-ajuda "espírita", com muito engodo igrejista e mensagens piegas, e fazer palestras com esse mesmo conteúdo viscoso e gosmento, apesar do sabor de mel das palavras.

Que desonra e que indignidade se escondem sob a reputação do mais alto prestígio religioso. O que o manto da fé e o véu dos mais lindos apelos emocionais é capaz de fazer, permitindo que pessoas tidas como "iluminadas" fizessem julgamentos de valor tão severos. 

Imagine alguém fazer turismo pelo Brasil e pelo mundo, se hospedar nos melhores hotéis, comer do bom e do melhor, faturar com livros e palestras, aparecer ao lado dos ricos e poderosos, e dizer que os sofredores devem ficar aguentando desgraças porque, depois da morte, virão as bênçãos eternas. Esses palestrantes "espíritas" são dignos de respeito e admiração por causa de tão afiados punhais? Ou teremos que manter a cegueira complacente e achar que o masoquismo é a receita de vida para as pessoas? 

Não. O prestígio religioso dos palestrantes e "médiuns" não é moeda de troca para o flagelo humano. Antes da adoração a algum ídolo religioso, mesmo à mercê de apelos como imagens lindas de jardins floridos e crianças sorridentes, o respeito humano tem que vir em primeiro lugar. Se os ídolos religiosos pregam o sofrimento alheio, é porque eles não merecem esse respeito e admiração que tanto os blindam com muita persistência e convicção. Essa adoração tem que acabar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al